Você está aqui:Home » Android » Android 5.0 Lollipop

Android 5.0 Lollipop




Se muitas pessoas acabaram se decepcionando um pouco com a versão anterior do sistema operacional Android em termos de mudanças visuais, chegou Lollipop para reconquistar estes mesmos usuários. É claro que o Google não deixou de lado questões como desempenho, sendo que muitas das novidades da nova versão eram mais técnicas do que visíveis.

Mas as alterações que foram feitas no design forma impactantes, tanto para o lado negativo quanto para o lado positivo. Isso porque não houve quem não gostasse das mudanças que foram feitas, mas a grande maioria dos usuários acabou aprovando a nova interface do SO.

A expectativa acaba crescendo muito meses antes do lançamento oficial do sistema, uma vez que a desenvolvedora fez questão e afirmar que esta não seria apenas a maior atualização dos últimos tempos do sistema, mas sim a maior atualização da história de todos os lançamentos feitos até hoje para este sistema operacional, presente em milhões de aparelhos ao redor do mundo.

A empresa também deixou claro, nas declarações feitas antes do lançamento do Lollipop, que existia uma grande iniciativa para conseguir padronizar o design do sistema e dos aplicativos de um modo geral, buscando algo parecido com o que a Microsoft fez, criando o visual “Metro”. No caso do Google, foi criado o “design Material”, que funcionou como uma espécie de manual de identidade.

Confira algumas das principais mudanças que chegaram juntamente com o novo Lollipop:

Interface reformulada

A nova interface aplicada ao Android, a partir da atualização Lollipop, foi baseada no visual criado para o Google Now, assistente pessoal que acabou ganhando uma grande importância dentro dos smartpthones que utilizam o SO do robô verde. Ou seja, tudo acabou se transformando em cartões, inclusive os próprios aplicativos quando estão abertos. O novo sistema também abre a possibilidade dos desenvolvedores também criarem seus aplicativos exibindo múltiplos cartões.

Mudanças técnicas importantes

Nos bastidores, ou seja, nos locais onde os usuários comuns não costumam estar quando estão utilizando o seu smartphone, o Google também promoveu alterações importantes no sistema. Para começar, a empresa introduziu novas API gráficas do Open GL, assim como APIs para a câmera que agora possibilita capturar fotos no formato RAW, resultando em melhor qualidade devido à menor taxa de compressão de imagens.

Desempenho

Em termos de desempeno, o salto de qualidade pode não ter sido tão significativo quanto no modelo anterior, especialmente em virtude do fato de que a lista de aparelhos compatíveis com o Lollipop foi bastante reduzida quando comparada com a mesma lista da versão KitKat, mesmo assim a melhoria pode ser percebida.

A impressão que passa, em um primeiro momento, é que este sistema acaba rodando com uma taxa de quadros maior do que a versão anterior, pois as imagens na tela parecem surgir mais rapidamente. As transições também estão fluindo de uma forma mais interessante.

Notificações em todos os cantos

O sistema de notificações do sistema operacional Android sempre foi considerado melhor do que o concorrente iOS, especialmente pelos desenvolvedores, que conseguiam ter mais possibilidades na hora de criar seus avisos. O Lollipop acabou dando mais um salto em relação a esta parte do sistema, permitindo os avisos surja de qualquer canot da tela.

O nosso sistema de notificações também conta com suporte para pop-ups no topo da tela. A tela de bloqueio também acabou tendo uma importante participação para as notificações, uma vez que as pessoas podem ler e interagir sem precisar necessariamente desbloquear o telefone ou entrar me um determinado aplicativo.

Novo gerenciador de bateria

Outra novidade muito interessante que foi introduzida pelo Google através desta atualização do sistema é o Projeto Volta. De acordo com a companhia, foram feitas diversas pesquisas e muitos testes para criar um sistema de gerenciamento de bateria que realmente fosse eficiente para os usuários.

A bateria, aliás, é o grande problema dos aparelhos atuais. Parece que a tecnologia física ainda não consegue dar conta de todas as inovações dos aparelhos modernos. Mas este novo gerenciador promete ajudar os usuários a economizarem bateria. Infelizmente, na prática, a novidade acabou não fazendo muito efeito, especialmente nos aparelhos mais antigos.

Conclusão

O Android Lollipop realmente é a maior e melhor atualização do sistema até agora, deixando ele mais leve, ágil e intuitivo.




Sobre o autor

Número de entradas : 22

comentários

Deixe um comentário

Vida Sem Fio - © 2013 - Todos Direitos Reservados

Voltar para o topo