Você está aqui:Home » Android » Android 4.4 KitKat

Android 4.4 KitKat




Depois de toda evolução apresentada nas versões anteriores do Android, chegou a hora do Google pensar um pouco nas pessoas que gostariam de ver as novidades do sistema operacional, sem ter que realmente comprar um aparelho novo. E esta acabou sendo uma das grandes novidades do KitKat, que foi permitir que o sistema fosse compatível com a grande maioria dos dispositivos com a versão anterior do SO.

Mas nem por isso a empresa deixou de apostar m melhorias para o sistema como um todo, focando especialmente na integração com alguns dos serviços e dos aplicativos oferecidos pelo Google, como é o Now, uma espécie de assistente pessoal inteligente que consegue reunir as informações presentes em diversos serviços utilizados, tais como Gmail, maps, dentre outros.

Mesmos sendo compatível com aparelhos um pouco mais antigos, o sistema acabou ganhando uma série de melhorias para conseguir acompanhar a evolução dos aparelhos. O anúncio do Android KitKat foi  realizado junto com o lançamento do novo aparelho de telefone Nexus, já lançado com o modelo nativo do Kitkat.

Confira algumas das principais melhorias que chegaram com a nova versão do Android:

Mais desempenho com menos memória

Um dos principais problemas enfrentados pelo Google é o alto consumo de memória do Android, especialmente depois que os usuários passam a instalar outros aplicativos e utilizar diversos serviços que acabam acompanhando o SO. Mesmo nos aparelhos mais modernos, este consumo de memória acaba tirando um pouco do desempenho esperado dos equipamentos.

A grande maioria das mudanças que foram feitas no sistema está escondida por trás do sistema, longe dos olhos dos usuários. Mas isso não significa que estas alterações não acabem sendo percebidas, sendo que basta uma breve navegação para sentir a velocidade melhorada. De um modo geral é possível perceber que a velocidade não foi melhorada apenas no SO, mas também em outros componentes do aparelho. Isso acaba tornando tudo mais rápido, com um consumo menor de memória.

Maior integração com o Google Now

Parece que o Google realmente está apostando boa parte das suas fichas neste assistente pessoal. Mesmo que a grande maioria dos dispositivos com Android acabem não utilizando o sistema, a ideia é tornar ele cada vez mais ligado ao sistema, ajudando as pessoas mesmo sem que elas saibam.

No Android KitKat é possível perceber que o acesso aos cards, cartões que apresentam as informações do Google Now, estão muito mais rápidas e simples. Aliás, boa parte dos recursos agora pode ser acessada diretamente através do comando de voz, que consegue entender com precisão o que a pessoa está falando.

Na medida em que os usuários vão utilizando o sistema, ou deixando que ele funcione em segundo plano, ele vai sendo personalizado, oferecendo uma série de sugestões baseadas no histórico.

Novo Discador

Com as inúmeras funcionalidades que os smartpthones oferecem para os usuários nos dias de hoje acabaram fazendo com que as ligações ficassem em segundo ou terceiro plano. As atualizações neste sentido geralmente ficavam apenas no campo do design. Mas o KitKat acabou trazendo uma boa novidade para os usuários, que permite com que as pessoas tenham uma busca universal integrada ao discador.

Através de uma busca, que pode ser feita pelo nome de uma pessoa ou ainda de uma palavra chave, o Google faz uma busca completa não apenas na agenda do telefone, mas também nos serviços que são utilizados pelos usuários. Sendo assim, os usuários podem buscar o telefone de um contato do Gmail sem ter que entrar no aplicativo de mensagens, apenas buscando através do discador.

Hangouts como app oficial de mensagens

Seguindo a tendência de integrar aplicativos e serviços semelhantes em um mesmo local, o Android KitKat conta com um novo sistema de mensagens, que é o próprio Hangouts. Ou seja, tanto os recursos de mensagens SMS quanto o serviço nativo de videochamadas e também as mensagens instantâneas do Google serão enviadas e recebidas pelo mesmo app. Ao atualizar o aparelho com o novo sistema ele automaticamente reúne todas as conversas em um mesmo ambiente.

Conclusão

Em termos de visual e design esta atualização pode ter frustrado um pouco aqueles que esperavam algo diferente do que já estava posto. Mesmo assim, o novo sistema consegue se mostrar como uma evolução importante, especialmente no quesito desempenho.




Sobre o autor

Número de entradas : 22

comentários

Deixe um comentário

Vida Sem Fio - © 2013 - Todos Direitos Reservados

Voltar para o topo