Você está aqui:Home » Android » Android 4.0 Ice Cream Sandwich

Android 4.0 Ice Cream Sandwich




Quando os especialistas afirmam que a Apple, através da figura visionária de Steve Jobs, acabou revolucionando o mundo da informática, da tecnologia e também dos dispositivos móveis, eles não estão exagerando nem um pouco. Outros gigantes da tecnologia tiveram que correr através do prejuízo para conseguir não apenas fazer com que os seus produtos sejam melhores ou mais avançados, mas também fazer o mais difícil: criar um elo emocional com seus usuários.

E isso acaba tendo tudo a ver com o lançamento da nova versão do sistema operacional Android, batizado com o simpático nome de Ice Cream Sandwich (Sanduiche de sorvete). A empresa já havia conseguido superar o sistema operacional iOS, da Apple, em várias frentes, especialmente em relação aos recursos oferecidos. Mas o que ela não tinha conseguido ainda era tornar o sistema tão divertido a ponto de fazer com que os usuários realmente criassem um elo sentimental com seus usuários. Ou seja, o Google estava tentando fazer com que os usuários realmente amassem o Android.

Para isso, era fundamental tentar deixar o sistema operacional mais humano e menos voltado para as máquinas (ou para os androides, pegando carona no próprio nome do SO). Esta versão tentou, ao máximo, mexer com as emoções das pessoas, ficando mais colorida, criando recursos mais divertidos, integrando tudo com redes sociais. Mas nem tudo funcionou. O sistema continuou um tanto quanto frio quando comparado com o seu concorrente, mas longe de ser ruim.

Confira algumas das principais mudanças que foram implementadas através do Android Ice Cream Sandwich.

Velocidade com fluência

As outras versões do sistema operacional Android já vinham provando que o Google conseguia deixar ele ainda mais rápido, proporcionando uma experiência mais interessante e conseguindo tirar o máximo das poderosas configurações dos novos aparelhos. Mas o que realmente acabou mudando nesta versão é o fato dele ser muito mais fluente do que as versões anteriores.

Ou seja, ele deixou de ter uma cara mais de “Microsoft” e passou a se tornar mais “Apple”, com pequenos detalhes e poucas alterações, mas que acabaram fazendo toda a diferença. Sistemas de transições, por exemplo, acabam deixando o sistema muito mais fluente. As cores estão mais suaves, as paletas estão mais agradáveis. No todo ele está mais responsivo, e também mais rápido.

Design mais leve

Aliás, não é apenas na velocidade que a nova versão do sistema operacional Android parece mais leve do que os outros sistemas. No design também ele parece flutuar em diversos momentos. Um exemplo onde esta mudança pode ser percebida facilmente é nos ícones, que acabaram perdendo a borda, e parecem que estão sempre flutuando. O sombreamento que foi inserido nos ícones também acaba fazendo uma grande diferença no design final.

Configuração mais acessível

É incrível como apenas uma mudança de local de um determinado ícone acaba fazendo toda a diferença para os usuários. O Android sempre passou a impressão para o usuário de que ele não era bem-vindo no menu de configuração. As pessoas simplesmente tinham sempre que procurar o ícone em algum lugar para conseguir alterar alguma coisa no sistema. Agora um ícone para configuração do sistema está permanentemente colocado na barra de status.

Melhoria nos aplicativos nativos

Praticamente todos os aplicativos nativos do Google também foram melhorados, seguindo a experiência de design do Ice Cream Sandwich. Mesmo que todos eles corram de maneira paralela ao sistema propriamente dito, eles permanecem integrados e conectados. Muitos poderão perceber alguns detalhes interessantes, como é o caso dos Books, que melhorou o seu sistema de navegação, tornando mais fácil o acesso aos botões de controle.

Melhorias nas câmeras

A qualidade das fotos que as pessoas conseguem em um determinado dispositivo está, quase sempre, ligada diretamente a qualidade física do dispositivo escolhido pela fabricante do modelo. Mas o sistema operacional também consegue dar uma forcinha, como é o caso da nova função que permitir tirar fotos panorâmicas automaticamente ou então um botão que melhora consideravelmente a velocidade do obturador.

Teclado melhorado

O teclado nativo do sistema também ficou muito melhor, reduzindo a quantidade de erros que as pessoas cometiam nos teclados das versões anteriores.

Conclusão

De um modo geral, Ice Cream Sandwich acabou sendo considerado pelos especialistas como uma atualização poderosa tanto em termos de desempenho quanto em termos de velocidade.




Sobre o autor

Número de entradas : 22

comentários

Deixe um comentário

Vida Sem Fio - © 2013 - Todos Direitos Reservados

Voltar para o topo