Você está aqui:Home » Android » Android 2.2 Froyo

Android 2.2 Froyo




Se a versão do Android 2.2 Froyo pode não ser, tecnicamente falando, a primeira versão deste sistema operacional lançado para dispositivos móveis e desenvolvido pelo Google, pode-se afirmar com certeza que esta foi a primeira versão Android que acabou chamando a atenção de um grande público. Aliás, mais do que isso, este foi o responsável por popularizar o conceito de sistema operacional dentro de telefones, já que até este momento os usuários não tinham esta visão em relação as funcionalidades do telefone.

Até o momento do seu lançamento, o Froyo pode ser considerado como a versão mais atraente para o grande público e também mais acessível em termos de funcionalidade. Alguns pontos acabaram chamando a atenção não apenas daqueles usuários mais técnicos, mas também dos usuários mais comuns, como a grande velocidade e a rápida resposta dada aos comandos, de um modo geral.

Confira alguns dos principais pontos fortes desta versão do Android:

Velocidade de resposta

Esta versão do sistema operacional prometeu ser 2x mais veloz do que a anterior na hora de rodar aplicativos, mas testes acabaram demonstrando que o sistema conseguiu atingir velocidades ainda maiores do que aquelas prometidas, chegando a um desempenho 2,5 vezes mais rápido.

Basicamente todos os problemas que eram percebidos nas versões anteriores do Android relacionados com os famosos “engasgos” foram corrigidos pelo sistema, tornando a resposta muito mais fluente. Além disso, a mudança técnica que permitiu com que os aplicativos se tornassem mais rápida também acabou fazendo com que os dispositivos economizassem um pouco mais da sua bateria.

Compatibilidade com o Flash

Na época do lançamento da versão Froyo do Android, a grande maioria das páginas e também dos serviços atrativos disponíveis na web eram feitos com a tecnologia Flash. Esta foi a primeira versão do Android que trouce total compatibilidade com o plugin, permitindo que os usuários ainda escolhessem o conteúdo que gostariam de visualizar, o que ajudava a evitar o surgimento de uma grande quantidade de propagandas na pequena tela do celular.

Este foi um passo importante para o Google, que acabou criando um grande diferencial quando comparado ao seu concorrente, o sistema operacional iOS, o que pesava para determinados usuários no momento da compra.

Interfaces mais organizadas

Um conceito que acabou demorando bastante para ser compreendido pelos desenvolvedores do sistema operacional Android era o fato de que o design deveria ser simples e intuitivo, algo que a Apple conseguia fazer muito bem com o seu iOS NO iPod ou no iPhone. As primeiras versões do sistema do Google traziam um visual que poderia ser definido como caótico especialmente em razão da grande quantidade de informação rodando na mesma tela. Mas isso começou a mudar a partir do Froyo.

As mudanças não foram radicais, mas apenas alguns ajustes acabaram fazendo uma grande diferença não apenas aos olhos dos usuários, mas também na experiência proporcionada. Ficou muito mais simples utilizar ferramentas como SMS, que agora estava integrado ao serviço Google Talk.

Comandos melhorados para a câmera

As câmeras dos dispositivos móveis começavam a ganhar uma importância fundamental para os usuários, e o Google fez algumas alterações nos sistemas de controle deste periférico, colocando todos os botões mais na parte da frente da tela, tornando apenas mais simples não apenas o ato de tirar uma foto, mas também o acesso a diversas configurações importantes para quem busca uma foto realmente bonita.

Gerenciando melhor os aplicativos

A partir da versão Froyo os usuários também passaram a ter um poder maior para conseguir gerenciar os seus aplicativos, de uma forma simples e fácil, sem ter que ficar praticamente adivinhando ou pesquisando onde estão escondidas cada uma das funcionalidades. Na loja da Android Market, por exemplo, foi criada uma opção que permite atualizar todos os apps ao mesmo tempo, de uma só vez.

Além disso, o sistema também conta com um gerenciador que permite eliminar qualquer aplicativo de uma forma simples e fácil, ao mesmo tempo em que as pessoas também conseguirem mover os apps para o cartão de memória com apenas um toque.

Conclusão

O Android Froyo é considerado, por muitos especialistas, como a verdadeira primeira versão do sistema operacional que parecia realmente estar finalizada, tornando a utilização dos dispositivos móveis muito mais intuitiva.




Sobre o autor

Número de entradas : 22

comentários

Deixe um comentário

Vida Sem Fio - © 2013 - Todos Direitos Reservados

Voltar para o topo